Itabuna executa a segunda fase de implantação das ciclofaixas
A segunda fase de implantação de 8,5 quilômetros ciclofaixas nas avenidas centrais de Itabuna ganhou novo impulso com a conclusão dos serviços de pintura em vermelho do espaço destinado aos ciclistas na Avenida Inácio Tosta Filho pela Secretaria de Transportes e Trânsito (Settran). O projeto das ciclofaixas foi ampliado em 500 metros pela Prefeitura, com a inclusão de mais um trecho da via entre a Avenida Juca Leão e a Travessa Catedral. Antes estavam previstos apenas uma extensão de oito quilômetros.
Atualmente, já existem ciclofaixas nas avenidas Fernando Cordier e Garcia, estando em implantação na Alameda da Juventude, na Avenida Firmino Alves. Segundo o secretário Clodovil Soares, titular da Settran, o tráfego de veículos na Avenida Francisco Ribeiro Junior (Beira-rio) será mão única das imediações do Atlanta Center sentido Receita Federal. Dessa forma, os motoristas que vem da Avenida Amélia Amado na direção da Praça Olynto Leone passarão a usar a Rua Miguel Calmon tão logo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) faça o recapeamento para que seja aplicada a alteração.
Além disso, o secretário falou ainda sobre a mudança na Avenida Amélia Amado. “No projeto inicial seriam implantadas ciclofaixas em toda a via. Agora no trecho, parte do canteiro já revitalizado será ciclovia, sendo completada com um mínimo por ciclofaixas”, explica secretário Clodovil Soares, que diz que o novo percurso foi elaborado com base no movimento de ciclistas que saem dos bairros para o centro da cidade e aqueles que transitam pelo local.
A primeira etapa do projeto já contemplou a revitalização da ciclovia da Avenida Princesa Isabel, que agora segue até a Praça Camacã, com retorno pela Avenida Garcia. A largura das ciclofaixas vai de 1,5 metros até um 1,7 metro em alguns trechos, acima do que o exigido pela legislação de trânsito que determina largura de 1,2 metro para via de mão única. Clodovil Soares estima que todo o projeto esteja concluído no final de dezembro e justifica a demora pela necessidade de adequações.
Recapeamento - A Avenida Amélia Amado já conta com toda a sinalização horizontal, depois de ser recapeada. No fina de semana, a construtora Mazza concluiu o recapeamento dos 28 mil metros de extensão da avenida, que faz parte de um conjunto de obras executadas em parceria com o Governo do Estado, que já beneficiou as avenidas José Soares Pinheiro, Inácio Tosta Filho, Juracy Magalhães, Princesa Isabel, Mário Padre, Aziz Maron e Inácio Tosta Filho mudando o visual das principais vias da cidade, melhorando a estética, o fluxo de veículos e a segurança dos usuários.